O post de hoje é uma
crítica construtiva do curta metragem “We All Want to Be Young”, em
português
“Todos nós queremos ser jovens”, filme resultante de cinco anos de
pesquisa da
Box 1824, empresa brasileira especializada em tendências de
comportamento de consumo.
Bem, você é, será ou já
foi
jovem, uma fase nada fácil, com muitas aventuras, riscos, momentos
alegres, mas
tudo é extremamente rápido, e nessa busca incansável pelo novo, os
jovens são
estimulados ao consumismo. Porém, isso nem sempre foi assim. Diferente
de
nossos pais, que tinham um pensamento sobre a sociedade, e seus atos,
padrão, de acordo com o aprendizado vindo de seus antepassados, hoje se
têm uma visão ampla e uma linguagem que se desenvolveu com
a repercussão da internet em suas vidas. Não se pode mais pensar
igualmente por
muito tempo, usar um produto que não é mais considerado “novo”. Isso faz
com que
começam algo de uma forma e terminam de outra, ou simplesmente param,
porque
ninguém mais faz ou age assim. Houve uma grande mudança, tanto no modo
dos jovens se vestirem, quanto no modo de pensarem. E é essa ambição que
faz os jovens viverem de
aparências.
Mas é importante
compreender
o fluxo desta nova geração, as conquistas e a capacidade que cada um tem
em
influenciar e ser influenciado. Eles obtiveram a liberdade de expressão,
desta
forma, não era mais necessário ouvir e seguir velhos preceitos, regras.
Podiam
ser ouvidos e falavam o que pensavam. Deste modo, grupos de pessoas com
semelhantes características entre si, podiam adotar novas idéias,
formarem
tribos e dirigirem novas hierarquias, se identificando no meio das
diferenças.
Antes, os jovens
tinham uma preocupação diferente com a beleza, pois ser atraente era uma
questão de padrão, havia assim poucos estilos entre eles. Não davam uma
devida importância às competições entre si, pois a popularidade era
algo quase que desnecessário para o que buscavam, tanto no mercado de
trabalho, quanto na vida pessoal. Segundo a economista Lúcia Oliveira,
professora da graduação em Administração do IBMEC, os jovens atuais são
altamente tecnológicos, com a comunicação diferente da geração
anterior, eles conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, e essa
característica as outras gerações não têm. Há nas
sociedades contemporâneas, uma intensa preocupação com o corpo e a
estética, a busca por cosméticos está evidenciando umas das principais
características da juventude atual.
"Eles já foram acusados de tudo: distraídos, superficiais e até egoístas. Mas se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo"
E o fascínio que os jovens têm hoje, não pode ser compreendido facilmente, eles são mais que apenas saudáveis e atraentes. Porque estão ligados num meio global, onde a troca de informação não delimita seus pensamentos, eles podem ser vistos e ouvidos por qualquer um, em qualquer hora e lugar. Esta juventude é chave das grandes mudanças, por isso segundo o vídeo "Entender a evolução do mundo é uma busca que pode nos manter jovens para sempre".
"Eles já foram acusados de tudo: distraídos, superficiais e até egoístas. Mas se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo"
RITA LOIOLA
E o fascínio que os jovens têm hoje, não pode ser compreendido facilmente, eles são mais que apenas saudáveis e atraentes. Porque estão ligados num meio global, onde a troca de informação não delimita seus pensamentos, eles podem ser vistos e ouvidos por qualquer um, em qualquer hora e lugar. Esta juventude é chave das grandes mudanças, por isso segundo o vídeo "Entender a evolução do mundo é uma busca que pode nos manter jovens para sempre".
Referências:
http://www.polaroidescriticas.com/2010/11/we-all-want-to-be-young-video-genial.html
http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/beleza/
http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/pesquisa-traca-perfil-jovens-geracao-y-570568
http://www.willsonmartins.com.br/?attachment_id=709
http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/beleza/
http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/pesquisa-traca-perfil-jovens-geracao-y-570568
http://www.willsonmartins.com.br/?attachment_id=709
0 comentários:
Postar um comentário