quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Analisando "We All Want to Be Young"Analisando “We All Want to Be Young”

  O post de hoje é uma crítica construtiva do curta metragem “We All Want to Be Young”, em português “Todos nós queremos ser jovens”, filme resultante de cinco anos de pesquisa da Box 1824, empresa brasileira especializada em tendências de comportamento de consumo.

Bem, você é, será ou já foi jovem, uma fase nada fácil, com muitas aventuras, riscos, momentos alegres, mas tudo é extremamente rápido, e nessa busca incansável pelo novo, os jovens são estimulados ao consumismo. Porém, isso nem sempre foi assim. Diferente de nossos pais, que tinham um pensamento sobre a sociedade, e seus atos, padrão, de acordo com o aprendizado vindo de seus antepassados, hoje se têm uma visão ampla e uma linguagem que se desenvolveu com a repercussão da internet em suas vidas. Não se pode mais pensar igualmente por muito tempo, usar um produto que não é mais considerado “novo”. Isso faz com que começam algo de uma forma e terminam de outra, ou simplesmente param, porque ninguém mais faz ou age assim. Houve uma grande mudança, tanto no modo dos jovens se vestirem, quanto no modo de pensarem. E é essa ambição que faz os jovens viverem de aparências.

Mas é importante compreender o fluxo desta nova geração, as conquistas e a capacidade que cada um tem em influenciar e ser influenciado. Eles obtiveram a liberdade de expressão, desta forma, não era mais necessário ouvir e seguir velhos preceitos, regras. Podiam ser ouvidos e falavam o que pensavam. Deste modo, grupos de pessoas com semelhantes características entre si, podiam adotar novas idéias, formarem tribos e dirigirem novas hierarquias, se identificando no meio das diferenças.

Antes, os jovens tinham uma preocupação diferente com a beleza, pois ser atraente era uma questão de padrão, havia assim poucos estilos entre eles. Não davam uma devida importância às competições entre si, pois a popularidade era algo quase que desnecessário para o que buscavam, tanto no mercado de trabalho, quanto na vida pessoal. Segundo a economista Lúcia Oliveira, professora da graduação em Administração do IBMEC,  os jovens atuais são altamente tecnológicos, com a comunicação diferente da geração anterior, eles conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, e essa característica as outras gerações não têm. Há nas sociedades contemporâneas, uma intensa preocupação com o corpo e a estética, a busca por cosméticos está evidenciando umas das principais características da juventude atual.

"Eles já foram acusados de tudo: distraídos, superficiais e até egoístas. Mas se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo"

RITA LOIOLA

E o fascínio que os jovens têm hoje, não pode ser compreendido facilmente, eles são mais que apenas saudáveis e atraentes. Porque estão ligados num meio global, onde a troca de informação não delimita seus pensamentos, eles podem ser vistos e ouvidos por qualquer um, em qualquer hora e lugar. Esta juventude é chave das grandes mudanças, por isso segundo o vídeo "Entender a evolução do mundo é uma busca que pode nos manter jovens para sempre".


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