segunda-feira, 4 de março de 2013


Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno: Coliseu de Roma

Neste post estarei falando um pouco da história do Coliseu de Roma, partir desta pesquisa eu e minha amiga e colega de classe Marília Gomes, desenvolvemos um trabalho, onde criamos uma mini coleção outono/inverno 2013 com seis croquis, dois conceituais e três comerciais. 
                                                         
                                                         Coliseu de Roma
 Patrimônio da humanidade, uma das sete maravilhas do mundo, o Coliseu de Roma é marcado por lutas entre os famosos e sofridos gladiadores, que tinham duas opções, viver ou morrer
 E essas batalhas fez com que esse patrimônio histórico fosse reconhecido, ganhando tamanha importância para ser um dos principais pontos turísticos da Itália.
 Hoje, mesmo sendo uma arquitetura em ruínas, move a economia da região, sendo um atrativo turístico e bastante conhecido.
 1.1 Coliseu de Roma
1.2
O Coliseu também conhecido como Anfiteatro Fláviano, foi construído entre 70 e 90 d. C. por Vespasiano e inaugurado de 79 a 81 d. C. por Tito, na Roma.
  Tinha capacidade de hospedar 50 mil espectadores, pois era constituído de três andares, mas Alexandre Severo e Giordano III, decidiram acrescentaram mais um andar assim a capacidade de hospedar aumentou para 90 mil pessoas.
  Na sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina, e levou oito anos para ser concluído.
  Havia um camarote bem próximo a arena, que era destinado ao imperador de Roma.
  O coliseu era um enorme anfiteatro reservado para espetáculos de combates a feras, lutas de gladiadores, batalhas navais, e cerimônias da Igreja Católica, foi assim até o ano 404, quando o imperador Flávio Honório proibiu definitivamente os combates de gladiadores, e depois disso o coliseu serviu para diversos usos.
   O Coliseu foi danificado no começo do século V por um terremoto que exigiu uma grande reforma do imperador Valentiniano III, e então no século XIII, foi usado como fortaleza militar.
  No século XVII o Papa Bento XIV declarou o Coliseu um lugar sagrado e em 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo.
  Hoje apesar de estar em ruínas, e sob ameaça de desabar, o Coliseu é um dos principais pontos turísticos da Itália mais visitado,e é considerada um dos maiores exemplos da arquitetura romana além de ser considerado também o principal sítio arqueológico da cidade.
   O nome Coliseu, possui esse nome devido a expressão latina “ Colosseum” devido a estátua colossal  do imperador romano Nero e “ Anfiteatro Fláviano” pois Tito filho de Vespasiano deu esse nome em homenagem ao seu pai.

Padronagem das estampas:
          
                            

Carterla de Cores:
                      

Cartela de Tecidos:
                                                    

Croquis Conceituais:
1.
             
2.
             

Croquis Comerciais:
1.
             
2.
              
3.
              
4.
              
Concluindo o Coliseu de Roma possui muitas histórias a quais não conhecemos, atualmente é um museu arqueológico, e atrai muitos turistas, trazendo uma grande economia para a Itália.Em 2007 foi eleito uma das sétimas maravilhas do mundo, isso nos mostra o quanto o mundo tem de preciosidades, e o quanto não conhecemos totalmente.

Alunas: Raquel Da Rosa e Marilía Gomes

Referências:


1

1 comentários:

Pedro Pereira disse...

Adorei a concepção de como podemo-nos inspirar em monumentos marcantes....excelente!

Postar um comentário